Ecoendoscopia (Ultrassom / Ultrassom Endoscópico)

A Ecoendoscopia alta consiste na avaliação ultrassonográfica do esôfago, do estômago e do duodeno ou de estruturas adjacentes (como pâncreas, vesícula biliar e dutos biliares) por meio de um endoscópio especial dotado de um sensor de ultrassom na extremidade. A tecnologia do ultrassom permite com que as lesões sejam diferenciadas em sua consistência se líquida, sólida ou mista, detecta a presença de vasos sanguíneos, áreas de calcificação / necrose e de gordura, que ajudam a diferenciar a natureza benigna ou maligna da lesão. Além disso, pode detectar acometimento de linfonodos que são nódulos do sistema linfático que geralmente aumentam nos casos de tumores e inflamações.

Imagem Ecoendoscopia (Ultrassom / Ultrassom Endoscópico)

A Ecoendoscopia baixa é o exame de ultrassom endoscópico que avalia a parte final do tubo digestivo (sigmoide, reto e ânus) e estruturas adjacentes como septo retovaginal, musculatura esfincteriana e camadas da parede do tubo intestinal. É útil para o diagnóstico de abscessos, endometriose, alterações da musculatura esfincteriana, estudo de tumores do reto e avaliação de lesões da parede intestinal.

Quando indicado, podemos realizar punções com agulha fina (PAAF) das regiões avaliadas, o que permite a obtenção de material para biópsias.

O procedimento dura, em média, 40 minutos e é realizada sob sedação ou anestesia. Portanto, não poderá dirigir após o exame, devendo trazer acompanhante que possa levá-lo para casa.

O paciente deve vir em jejum de alimentos de 8h e líquidos de 6h. Sendo que quando for realizar Ecoendoscopia do reto, deverá fazer a mesma preparação da colonoscopia. Considerando os tempos de preparo, de exame e de recuperação, o cliente permanece na Valinhos Medical Center de uma hora e meia a duas horas e meia.

Os exames endoscópicos são realizados sob os cuidados da equipe de médicos anestesiologistas tornando o procedimento confortável e com total segurança.

A Ecoendoscopia tem avançado muito graças ao desenvolvimento de dispositivos visíveis ao ultrassom, deixando de ser um exame meramente diagnóstico para atuar diretamente no tratamento de várias doenças.